terça-feira, 19 de outubro de 2010


RELATÓRIO DA AULA

Como atividade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, a atividade 4 propôs um trabalho com Internet ou hipertexto na sala de aula. Para realizarmos a atividade iniciei conversando com a turma do 3º ano “A”, (composta de 17 alunos) sobre os contos populares, perguntando-lhes o que sabiam sobre o assunto. Após comentários diversos, falamos também sobre a origem dos contos, de forma que as histórias populares encantam, divertem, fazem sonhar, pensar, refletir. Aguçam a imaginação, trazem recordações, despertam a curiosidade e motivam a criação.
Em seqüência solicitei que os alunos fossem ao laboratório de informática para que ouvissem a contação da história “O macaco e a velha”. Percebi que ouve bastante aceitação por parte dos alunos, ficaram atentos e conseguiram prestar atenção durante a apresentação. Após conversei com os alunos sobre os principais fatos da narrativa, questionando-os. Percebi que realmente compreenderam o que ouviram, já que participaram dos comentários ficando claro que as mídias são um verdadeiro apoio, chamando bastante a atenção das crianças.
Nas demais aulas, solicitei que os mesmos pesquisassem com seus familiares contos populares e contassem para a classe. A aula de contagem foi ótima, já que os colegas estavam atentos e com muita expectativa.
Com finalização deste trabalho Organizamos um pequeno livro contendo a versão final dos contos trazidos pelos alunos. Pedi que cada um ilustrasse o seu conto, para compor o livro.
Expomos aos demais alunos da escola e percebemos que o interesse e a curiosidade tomaram conta dos mesmos, que leram alguns dos contos, deixando os alunos empolgadíssimos.
Concluo afirmando que as TICs são ferramentas de trabalho que vem nos auxiliar na prática pedagógica, levando-nos a trabalhar de maneira lúdica, diversificada facilitando melhor o entendimento do conteúdo proposto e motivando a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário